Notícias
Cerca de 70% das crianças envolvidas com bullying sofrem castigo corporal, mostra pesquisa
30/08/2011 21:47Cerca de 70% das crianças e adolescentes envolvidos com bullying (violência física ou psicológica ocorrida repetidas vezes) nas escolas sofrem algum tipo de castigo corporal em casa. É o que mostra pesquisa feita com 239 alunos de ensino fundamental em São Carlos (SP) e divulgada hoje (30) pela pesquisadora Lúcia Cavalcanti Williams, da Universidade Federal de São Carlos.
Do total de entrevistados, 44% haviam apanhado de cinto da mãe e 20,9% do pai. A pesquisa mostra ainda outros tipos de violência - 24,3% haviam levado, da mãe, tapas no rosto e 13,4%, do pai. “As nossas famílias são extremamente violentas. Depois, a gente se espanta de o Brasil ter índices de violência tão altos”, disse a pesquisadora, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados que debateu projeto de lei que tramita na Casa e que proíbe o uso de castigos corporais ou tratamento cruel e degradante na educação de crianças e adolescentes.
Segundo ela, meninos vítimas de violência severa em casa têm oito vezes mais chances de se tornar vítimas ou autores de bullying. “O castigo corporal é o método disciplinar mais antigo do planeta. Mas não torna as crianças obedientes a curto prazo, não promove a cooperação a longo prazo ou a internalização de valores morais, nem reduz a agressão ou o comportamento antissocial”, explicou.
Para a secretária executiva da rede Não Bata, Eduque, Ângela Goulart, a violência está banalizada na sociedade. Ela citou diversas entrevistas feitas pela rede com pais de crianças e adolescentes e, em diversos momentos, frases como “desço a cinta” e “dou umas boas cintadas” aparecem. Em uma das entrevistas, um pai explica que bater no filho antes do banho é uma forma eficiente de “fazer com que ele se comporte”. “Existem pais que cometem a violência sem saber. Acham que certas maneiras de bater, como a palmada, são aceitáveis”, disse.
Atualmente, 30 países em todo o mundo têm leis que proíbem castigos na educação de crianças e adolescentes, entre eles a Suécia e a Alemanha. “A lei é uma forma de o Estado educar os pais”, ressaltou o pesquisador da Universidade de São Paulo Paulo Sérgio Pinheiro.
Como forma de diminuir os índices de violência contra crianças e adolescentes em casa, os pesquisadores sugeriram a reforma legal, com a criação de leis que proíbam esse tipo de violência, a divulgação de campanhas nacionais, como as que já vêm sendo feitas, e a participação infantil, com crianças sendo encorajadas a falar sobre assuntos que lhes afetem. “A principal reclamação das crianças é que elas não aguentam mais serem espancadas pelos pais”, destacou Pinheiro.
Adolescente divulga festa no Facebook e tem mansão invadida por 100 desconhecidos
29/08/2011 21:58
A inglesa Briony Kirby, de 19 anos, se arrependeu amargamente de divulgar a pequena festa que daria em sua mansão noFacebook. Como os pais estariam viajando, a adolescente pensou em reunir alguns amigos, mas tomou um susto depois que cerca de 100 desconhecidos invadiram a propriedade, assustando vizinhos e amigos.
Briony Kirby é filha de Simon Kirby, membro do Partido Conservador da Inglaterra. Quando dezenas de bêbados começaram a invadir os jardins da mansão de £2.25 milhões (cerca de R$ 5,88 milhões) e jogar latas de cerveja nas propriedades vizinhas, Briony chamou a polícia, que demorou cerca de uma hora e meia para chegar. Assim que as sirenes foram ouvidas, os invasores fugiram e ninguém foi preso.A menina defendeu que queria apenas reunir alguns amigos da escola para uma reunião particular, mas que perdeu o controle depois que a notícia se espalhou no Facebook. Os vizinhos declararam ter passado por uma “experiência terrível” quando os invasores começaram a gritar e ocupar o campo de golfe atrás da mansão. “Eu sabia que os pais não deviam estar em casa, porque fazia muito barulho, não era nem a música, era gritaria mesmo”, disse um dos moradores.
Elizabeth Kirby, mãe da jovem, disse que acha difícil proteger os filhos com tantas redes sociais. “Hoje em dia, com facebook e smartphones, a gente acaba rendido”.
O parlamentar Kirby, de 46 anos, pediu desculpas formais aos moradores da área e disse que “A festa era um evento particular envolvendo um membro de minha família e já lidei com isso. Fico chateado que o que devia ter sido uma pequena reunião entre amigos tenha sido invadido por outros. Sinto por qualquer inconveniente que possa ter causado a meus vizinhos”.
Alunos do CAMP-PG irão participar do desfile 7 de Setembro
26/08/2011 22:45Os alunos do CAMP-PG,todos os aspirantes irão participar do desfile 7 de Setembro, que será realizado no dia 02/09 para representar a entidade no desfile.
Todos os alunos da instituição já iniaciaram os ensaios e estão se preparando para que no dia eles possam continuar representando de uma forma bem exemplar esta entidade.
Conferência de Políticas para Mulher ocorreu sábado
26/08/2011 22:43
Fals abre vestibular para Enfermagem
26/08/2011 22:41
A Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals) abriu um novo curso em sua grade curricular. A graduação de Enfermagem oferece 150 vagas, nos períodos matutino e noturno. Desse total, 100 vagas (50 para cada período) são para bolsas de estudo oferecidas por meio de um convênio com a Prefeitura de Praia Grande. As inscrições para o vestibular já estão abertas e vão até o dia 6 de outubro.
O processo seletivo será realizado no dia 8 de outubro e as aulas terão início no primeiro semestre de 2012. O convênio com a Prefeitura beneficia o aluno que estudou em escolas públicas de Praia Grande e mora na Cidade. Com isso, a bolsa é de 100%, mas o estudante deve realizar um estágio de 50 horas semestrais em setores da Administração Municipal.
Para efetuar sua inscrição o candidato deve pagar a taxa de R$ 45,00, no Bradesco, agência 0280-1, conta corrente 85000-4, em nome de Serviços Ed. Litoral Paulista.
A documentação necessária é RG, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e caso o candidato queira concorrer à bolsa oferecida pela Prefeitura, é preciso também do histórico do ensino médio ou declaração da escola onde estudou (ou estuda, se estiver no 3º ano do ensino médio). Todos os documentos devem ser apresentados com original e cópia.
Durante o período de inscrições para o vestibular, a secretaria funciona das 9h às 21h. A Fals fica na Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 836, Bairro Forte. Informações pelo telefone 3491-1413 ou www.fals.com.br
Prefeito entrega uniformes gratuitos aos alunos municipais
26/08/2011 22:40
Cumprindo promessa realizada em sua campanha, o prefeito Roberto Francisco realizou na sexta-feira (19), a entrega dos uniformes escolares gratuitos para os alunos da rede municipal. A ação ocorreu na escola Dorivaldo Loria, no bairro Sítio do Campo. Até o final da próxima semana, todos os 35 mil alunos do Infantil 1 até o 9º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados. Eles ganharão kits com roupas de verão e de inverno, além de tênis e meias. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos ganharão camisetas.
Durante o evento de entrega, o prefeito destacou o cumprimento das ações prometidas durante a campanha. “A entrega desses uniformes era um compromisso assumido para este mandato. No primeiro semestre, cumprimos outra promessa, que foi a entrega do viaduto que interliga os bairros Anhanguera e Ocian. Também vamos construir, a partir de setembro, um viaduto no lugar do antigo Portal da Cidade, que será entregue ainda dentro deste mandato, beneficiando toda a população”, ressaltou.
Desfile cívico será realizado na sexta-feira (2), em Praia Grande
26/08/2011 22:35
O desfile cívico-militar de Praia Grande, realizado em comemoração à Independência do Brasil, será realizado na sexta-feira (2), no Kartódromo municipal(em frente ao terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo). Cerca de 8 mil pessoas devem participar da solenidade.
Com início marcado para as 8 horas, o desfile terá a participação de mais de 5 mil estudantes de 61 escolas – 41 municipais, 12 estaduais e 8 particulares -, além de alunos do programa SuperEscola. Participam também integrantes de programas sociais do Município, como Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centros de Apoio à Família do Educando (CAFE). Grupos representantes das unidades de saúde da rede municipal também marcarão presença.
O desfile contará, ainda, com a tradicional participação das Forças Armadas, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de representantes do Círculo do Amigo do Menor Patrulheiro (CAMP), de entidades diversas, clubes de servir, associações de bairros, atletas da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e de outras organizações esportivas.
Parque do Peão de Barretos recebe oito shows na noite de hoje
26/08/2011 22:33
A música sertaneja domina completamente a programação desta sexta-feira no Parque do Peão de Barretos, recinto que abriga a 56ª Festa do Peão de Boiadeiro.
Quatro palcos --incluindo um no estádio de rodeios-- receberão oito atrações, entre elas o cantor Luan Santana e a dupla Fernando & Sorocaba, que farão show conjunto no estádio, logo após a segunda noite de disputa do Barretos International Rodeo. O show está previsto para as 23h30.
Antes, a partir das 21h, se apresentarão nos palcos Nativa, Berrantão e Esplanada duplas que adotam o sertanejo universitário como estilo --predominante na grade de programação deste ano. O último dos shows está marcado para as 2h30.
Nova regra para estacionamento em Brasília começa a valer hoje
26/08/2011 22:31
A partir desta sexta-feira, quem for a um shopping ou supermercado de Brasília só pagará a taxa de estacionamento se não comprar nada. Mas para quem consumir produtos que ultrapassem mais de duas vezes o valor da taxa, o estacionamento não será cobrado. Basta que a pessoa apresente no guichê as notas fiscais.
A Lei Distrital 4.624/2011, sancionada pelo governador Agnelo Queiroz, foi publicada hoje no "Diário da Câmara Legislativa". A lei prevê, no entanto, que o tempo máximo de uso do estacionamento é seis horas. Caso o cliente ultrapasse o limite, o estabelecimento é livre para fazer a cobrança baseada na antiga tabela.
Outra mudança que beneficia o consumidor é o tempo de tolerância que não exige pagamento. Antes era 15 minutos, agora o carro poderá permanecer no estacionamento, sem que o proprietário tenha que comprovar gastos, por até uma hora. As sanções para o estabelecimento que não cumprir a lei vão de multa até a cassação do alvará de funcionamento.
Cientistas testam com sucesso método de impedir transmissão de dengue
26/08/2011 22:25
